Páginas

05 agosto 2010

Mitologia e Marketing: Chronos, tempo é dinheiro.

"Saturno devorando a un hijo" Goya(1815)
   Aprendemos na aula de Filosofia que a Mitologia Grega é algo muito sério. Os pré-socráticos (aqueles que ainda não era envenenado pelas verdades únicas), usavam o mito como forma de mediação da realidade, a arte então era a válvula de escape para viver. Com o passar dos anos ocidentais, fomos ficando bobos, cristãos, proletários, capetalistas, presos a uma convenção de leis que dizem ser a regra de conduta para a preparação da vida, muitas verdades foram dita e modificadas no decorrer da invenção histórica, mas a arte, o mito propriamente dito sempre esteve e sempre fará presente nas transformações sociais, pois essas transições é resultado da criação de novos valores.

   E um dos personagens mitológicos que eu mais gosto é o deus Chronos, o representante o tempo. Sua história é muito atípica entre os outros deuses, surgido nos princípios do tempo é formado por si mesmo, transou com Ananke (a inevitabilidade) e pariu o universo. Uma vez que é impossível fugir do tempo, cedo ou tarde seremos devorados por ele, é essa a grande lição que Chronos, o tempo, nos passa: cria os filhos para depois devora-los.

   Inserido no Chronos de hoje, somos então fabricado desde a escola para entrarmos no mercado de trabalho, ai escolhemos fazer uma faculdade de marketing, de negócios, pois o curso é a Ananke de todos os planejamentos estratégicos lucrativos! Nos matamos, nos devoramos, aprendemos seus complexos instrumentos manipulativos corporativos universais, reinventam uma suposta bíblia para estudarmos, é o Deus Mercado agora! Dão-nos 40 cargas horárias semestrais de filosofia, 80 de história da arte, 160 de marketing, nos formam sei lá com quantas horas de excelência, e não podemos nem nos confessar. Haja reza, haja fé, depois nos jogam pra fora da instituição afim de que a nossas interdisciplinaridades nos tornem o DNA da universidade, um bom profissional talvez, o funcionário do mês quem sabe ou pra pelos menos estar ciente que ao fim de tudo isso seremos devorados pelo mesmo deus que nos criou. E não é que ele consome todo nosso tempo mesmo? Deus seja lembrado, Amém.

por: Calopsi7a Es7rábico

0 comentários:

Postar um comentário

NÃO SEJA TÃO HONESTO